As 21 Meditações que conduzem à Iluminação

As 21 Meditações dos estágios do Caminho à iluminação, chamadas de  “Lamrim” na língua tibetana, é uma apresentação sistemática dos 84.000 ensinamentos de Buda Shakyamuni apresentados nos Sutras.

Estas meditações são o passo a passo do caminho budista para a iluminação de três tipos de aspirantes a Buda: O primeiro são aqueles indivíduos que buscam um melhor renascimento e o segundo são aqueles que aspiram à libertação individual.

O terceiro tipo de pessoas são aquelas que praticam do ponto de vista da mais alta motivação espiritual – a mente da Iluminação – Bodhichita em sânscrito. São aquelas pessoas que buscam alcançar a iluminação para o benefício de todos os seres vivos.

COMO FORAM CRIADAS AS 21 MEDITAÇÕES QUE CONDUZEM À ILUMINAÇÃO?

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Essa tradição de sistematizar as 21 Meditações que conduzem à iluminação foi criada por Jowo Je Atisha (982 – 1054), um dos maiores estudiosos budistas da Índia. Ele foi convidado para ir ao Tibete para esclarecer e resumir os ensinamentos do Buda Shakyamuni conforme constava no Kangyur, o cânone dos tibetanos. Ele escreveu o texto “Uma lâmpada para o Caminho para a Iluminação” e se tornou a principal base textual da tradição do Lamrim. Este texto foi posteriormente estudado por todas as escolas do budismo tibetano.

Após Atisha, o comentário de Je Tsong Khapa (1357-1419) chamado “O Grande Tratado sobre as Etapas do Caminho para a Iluminação”  foi um dos mais estudados textos da Escola Gelug. A série de textos maiores e menores de Lamrim, de Je Tsong Khapa, agora são alguns dos exemplos mais conhecidos de Lamrim.
Além desses textos fundamentais, muitos comentários de Lamrim foram escritos pelos mestres Kadam e Gelug. Em todos se diz que a essência dos ensinamento de Buda pode ser colocada em prática através das 21 meditações do Lamrim.

UM ESBOÇO DO CAMINHO À ILUMINAÇÃO

Para alcançar a iluminação espiritual precisamos aprender, contemplar e sobretudo meditar nos ensinamentos deixados pelo Buda. Ele nos ensinou durante 45 anos e continuamente falava de acordo com a capacidade de entendimento de seus ouvintes, por isso seu ensinamento é muito extenso e diversificado. Para facilitar e resumir toda a essência dos ensinamentos, Atisha o organizou na ordem em que ele deve ser praticado, tornando-o fácil de ser entendido e praticado por qualquer pessoa – monge ou leigo. Essas obras não contêm todas as palavras dos Sutras, mas incorporam seu significado essencial.

Para nos familiarizarmos com as 21 Meditações, é útil aprendermos através de seu “esboço” ou sinopse. Ao se familiarizar completamente com o esboço de um lamrim, não importa quais exposições do ensino que você ouvir, você saberá exatamente onde o assunto se encaixa no esquema do Lamrim.

COMO ESTE ENSINAMENTO CHEGOU ATÉ NÓS?

Estes ensinamentos vieram através de vários mestres. Sendos os principais deles um indiano chamado Atisha e outros três, monges tibetanos ligados a escola dos “Virtuosos” ou Gelug.

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Atisha Dipamkara (982-1054)

Atisha Dipamkara foi um grande estudioso indiano que realizou a propagação dos ensinamentos Lamrim e Lojong (treinamento mental), que mais tarde se tornaram o núcleo da tradição Gelug. Ele nasceu em uma rica família bengali na Índia. Foi ordenado aos 29 anos de e tornou-se um grande estudioso e praticante de sutra e tantra, recebendo tanto a linhagem de Sabedoria de Nagarjuna quanto a linha do Método de Asanga, unificando-as no Lamrim.
Em busca de um Guru para ensiná-lo sobre bodhicitta, ele viajou para a Indonésia por 13 meses em um barco, permanecendo lá por doze anos estudando os sutras da Perfeição da Sabedoria e a linhagem da bodhicitta de Shantideva com o mestre Serlingpa. Aos 45 anos, ele retornou à universidade monástica indiana de Vikramashila e se tornou um dos estudiosos mais importantes de toda a Índia. Por volta de 1040, ele foi convidado para o Tibete, onde passou pelo menos 13 anos ajudando a revitalizar a tradição budista. Atisha confiou este ensino Lamrim ao discípulo leigo tibetano Dromtonpa, que estabeleceu o Mosteiro Reting no Tibete.

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Je Tsong Khapa (1357-1419)

Este mestre tibetano, também chamado de Lobsang Dragpa foi o autor de vários textos de Lamrim e é considerado o fundador da tradição Gelug e um dos mais influentes estudiosos budistas tibetanos do último milênio. Ele nasceu na região de Tsongkha, em Amdo. Aos 7 anos, recebeu ordenação como noviço e o nome Lobsang Dragpa Pal. Mais tarde, ele se mudou para Lhasa e estudou com mais de 50 professores de todas as tradições budistas tibetanas, incluindo seu mestre espiritual Rendawa. Ele era um mestre totalmente não sectário.
Aos 24 anos, recebeu ordenação completa e aos 37 anos foi com oito de seus maiores alunos à região de Olkar, onde passou muitos anos em retiro, ensinando e debatendo o significado dos sutras e tantras, o que resultou em uma profunda compreensão da visão Madhyamaka de Nagarjuna. Nos seus quarenta anos, ele compôs Lamrim Chenmo (O Grande Tratado sobre as Etapas do Caminho) e Ngarim Chenmo (O Grande Tratado sobre as Etapas Tântricas do Caminho). Em 1409, ele instituiu o Festival da Grande Oração em Lhasa e, em 1411, fundou o Mosteiro de Ganden, que acabou se tornando o maior mosteiro do Tibete. Amplamente considerado uma emanação de Manjushri, Je Tsong Khapa compôs dezoito volumes de obras, das quais a maioria tratava de assuntos tântricos. Entre seus muitos estudantes famosos estavam seus dois principais discípulos, Khedrub Je e Gyaltsab Je.

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Pabongka Rinpoche (1878–1941)

Pabongka Rinpoche, Jampa Tenzin Trinlay Gyatso, foi um dos grandes mestes do século XX. Ele aprendeu todas as linhagens importantes de sutra e do tantra e as transmitiu aos seus discípulos que se tornaram o mestres mais importantes das próximas duas gerações. Ele era o guru raiz de Ling Rinpoche e Trijang Rinpoche, os dois tutores de S.S. o décimo quarto Dalai Lama.
Nasceu em Yuthog, perto de Lhasa, em 1878. Quando tinha 7 anos de idade, sua mãe solicitou uma audiência com Sharpa Choeje Lobsang Dhargay, que adivinhou que essa era realmente uma criança excepcional e, sob sua orientação, Pabongka Rinpoche foi matriculado no monastério Sera Mey no com 8 anos de idade. Lá, ele estudou os grandes textos e participou dos exames finais de debate aos 19 anos, após o qual se matriculou no Colégio Tântrico Gyuto por 3 anos. Mais tarde, ele recebeu ensinamentos e transmissões de muitos grandes mestres, incluindo Dagpo Lama Jamphel Lhundrup e Dagri Dorje Chang, sobre todos os aspectos do sutra e do tantra. Suas obras coletadas ocupam doze volumes, cobrindo todos os aspectos do budismo.

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Trijang Rinpoche (1901–1981)

O Terceiro Trijang Rinpoche, Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso, foi um dos professores mais proeminentes do século XX. Hoje, praticamente todos os professores tibetanos da escola Gelug receberam ensinamentos ou capacitações de Trijang Rinpoche ou de um de seus alunos diretos.
Ele nasceu perto de Lhasa em 1901 e aos 4 anos foi reconhecido pelo décimo terceiro Dalai Lama, que lhe deu ordenação completa aos 19 anos de idade. Ele estudou os grandes textos por 12 anos com seu professor principal, Phulkhang Nangsang Lobsang Tsultrim, e recebeu muitos ensinamentos e transmissões dos grandes Lamas da época, incluindo Serkong Dorje Chang, Pabongka Rinpoche e Ling Rinpoche. Foi assistente da ordenação do décimo quarto Dalai Lama, e o acompanhou em visitas à China e Índia e, eventualmente, ao exílio na Índia, em 1959. Em 1954, foi nomeado como assistente filosófico do décimo quarto Dalai Lama, e foi seu tutor júnior por mais de quarenta anos. Tijang Rinpoche ensinou em muitos dos grandes mosteiros e institutos no exílio na Índia.

AS VINTE E UMA MEDITAÇÕES QUE CONDUZEM GRADUALMENTE À ILUMINAÇÃO.

Este esboço do Lamrim está no texto “Libertação na palma da sua mão”, de Pabongkhapa Déchen Nyingpo.

INTRODUÇÃO

Devemos saber e meditar sobre:

• A grandeza do autor do Lamrim , para estabelecer a autenticidade do ensino,
• A grandeza do próprio Lamrim , para ganhar respeito por ele,
• A maneira como as instruções devem ser recebidas e dadas,
• A maneira como os alunos devem ser guiados pelas disciplinas.

Este quarto assunto tem duas divisões:
• A maneira de confiar em um guia espiritual,
• A maneira de treinar sua mente com base na maneira correta de confiar no guia espiritual.

Este último cabeçalho contém o restante das instruções sob os títulos:
• A maneira de se encorajar a tomar a essência desse precioso renascimento humano.
• O caminho para levar a essência desse precioso renascimento humano (ou seja: treinar sua mente nos caminhos dos três escopos incluídos no Lamrim).
O caminho compartilhado com pessoas que têm uma motivação de escopo baixo.

Esforçando-se por um renascimento nos reinos superiores:
• A realidade de que essa vida vai acabar e que você vai morrer.
• O sofrimento em um renascimento nos reinos inferiores (um renascimento como o inferno, fantasma faminto ou animal, que você deseja evitar).
• (para que você) se refugie nas três jóias: Buda, Dharma e Sangha,
• (e ajuste seu comportamento do corpo, fala e mente de acordo com a) lei de causa e efeito / karma, que o levará a um renascimento favorável dentro da existência cíclica no reino humano, semideus ou deus.

O caminho compartilhado com pessoas com motivação de escopo médio:

Esforçando-se pela libertação da existência cíclica.

O treinamento no caminho do escopo médio levará ao desenvolvimento do desejo de ser libertado de todos os renascimentos não livres da existência cíclica, através do poder das emoções aflitivas e do karma. Isso consiste de:
• As quatro nobres verdades:
• A verdade do sofrimento (na existência cíclica em geral, incluindo os renascimentos favoráveis).
• A verdade das causas do sofrimento (as emoções aflitivas, especialmente a ignorância).
• A verdade da cessação (existe um estado livre de sofrimento e suas origens).
• A verdade dos caminhos (a maneira de atingir esse estado livre de sofrimento e suas causas, praticando ética, concentração e sabedoria).

• Outra apresentação dos assuntos do escopo médio é a apresentação dos 12 Elos da Originação Dependente.
O caminho para pessoas com motivação de alto escopo:
Esforçando-se por um estado de Buda completo.
• Desenvolvendo a mente da iluminação ( bodhicitta ), o desejo de se tornar um buda para o bem-estar de todos os seres sencientes:
• As vantagens da mente da iluminação;
• O caminho para desenvolver a mente da iluminação.
• A instrução de 7 pontos em ver todos os seres sencientes como suas mães (de vidas anteriores e contemplando a bondade deles em relação a você).
• As instruções sobre como trocar seu interesse pessoal pelo interesse dos outros (observando as desvantagens do auto-apreço e as vantagens de amar os outros).
• A maneira de treinar sua mente depois de desenvolver a mente da iluminação, treinando as seis perfeições:
• treinamento na perfeição da generosidade.
• treinamento na perfeição da ética.
• treinamento na perfeição da paciência.
• treinamento na perfeição do esforço alegre.
• treinamento na perfeição da concentração.
• treinamento na perfeição da sabedoria.

TÍTULOS DAS 21 MEDITAÇÕES QUE CONDUZEM GRADUALMENTE À ILUMINAÇÃO.

Conforme os ensinos do erudito mestre tibetano Geshe Kelsang Gyatso, da tradição Kadampa, de quem recebi estes ensinamentos, as meditações do Caminho Gradual a Iluminação podem ser realizadas com os seguintes temas:

1. A preciosa vida humana.
2. Sobre a Morte e impermanência.
3. O perigo de um renascimento inferior.
4. A Prática de refúgio.
5. As ações e seus efeitos.
6. Desenvolver renúncia pelo samsara.
7. Desenvolver equanimidade.
8. Reconhecer que todos os seres vivos são nossas mães.
9. Lembrar a bondade dos seres vivos.
10. Equalizar eu e outros.
11. As desvantagens do auto-apreço.
12. As vantagens de apreciar os outros.
13. Trocar eu por outros.
14. Grande compaixão.
15. Tomar. (Tong)
16. Grande amor.
17. Dar. (Leng)
18. Bodhichitta.
19. Tranquilo-permanecer.
20. Visão superior da vacuidade.
21. Confiar num Guia Espiritual.

(Estes ensinamentos foram compilados de fontes tracionais pelo monge Rafael Ananda Avalokita da Ordem Budista Sarvastivada do Brasil.)

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Bibliografia :

  1. Lâmpada para o Caminho da Iluminação (byang chub lam gyi sgron me)
    de Jowo Je Atisha (jo bo rje dpal ldan atisha)
  2. O Grande Tratado sobre as Etapas do Caminho para a Iluminação (lam rim chen mo), de Je Tsong Khapa (rje tsong kha pa).
  3. O tratado médio sobre as etapas do caminho para a iluminação (lam rim ‘bring po) de Je Tsong Khapa (rje tsong kha pa).
  4. O tratado conciso sobre os estágios do caminho para a iluminação (lam rim bsdus don) de Je Tsong Khapa (rje tsong kha pa).
  5. Libertação na palma da sua mão (lam rim rnam grol lag bcangs) de Pabongkhapa Rinpoche.
  6. Caminho Alegre da Boa Fortuna de Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

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